Três motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Nenhum comentário
(Foto: Divulgação)


Na área esportiva, a dor em geral está presente ao longo de toda a carreira do atleta e está ligada à uma experiência sensorial, emocional e psicológica que afeta completamente seu rendimento, sua estabilidade física e saúde.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2017 mostrou que 53% dos atletas sofrem com dores musculares pelo menos uma vez a cada três meses. O estudo mostrou que 58% das pessoas justifica as dores pela má postura, enquanto 56% indicam que um dos principais fatores é o excesso de atividade física.

Por conta disso, a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg, especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema músculo esquelético incluindo articulações, ossos, tendões e ligamentos, explica como a reumatologia pode ser a solução mais assertiva para dores físicas de esportistas.

“Diversas doenças diferentes podem afetar a coluna, quadril, pernas, braços ou pescoço. A reumatologia avalia o paciente de uma forma global para identificar a causa das dores - que podem ser desde uma simples torção ou distensão muscular até uma situação mais grave como fratura por estresse ou osteoporose, tumores, ou uma doença sistêmica etc.”, esclarece a especialista. 

A reumatologia sabe a causa de suas dores

“Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a sua causa. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura inadequada, questões genéticas, sobrepeso, sedentarismo ou até variações climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que mobilizará específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente como direcionar”

Esta área pode prevenir possíveis lesões

“Há muitas formas de prevenir lesões ou machucados, como adotar postura adequada, ter cuidado ao carregar peso, utilizar cintas médicas, apoios ou palmilhas, além de fazer alongamentos e exercícios de forma correta e sob supervisão médica, realizando eventualmente tratamentos médicos mais diferenciados podem ser necessários, e para isso, o médico reumatologista lhe ajudará a enxergar a principal causa do problema e assim, poderá te encaminhar para um tratamento mais adequado e personalizado..”

A reumatologia cuida da sua dor

“As dores causadas por exercícios praticados de forma excessiva ou incorreta podem se tornar crônicas e causar lesões mais graves se não forem tratadas corretamente. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico preciso e um tratamento individualizado para você e para sua dor. Além de te tratar de forma específica e customizada, ele te orientará a prevenir a ocorrência de novos episódios de dor.”


Nenhum comentário

Postar um comentário